SONY DSC
Quem não quer acordar todos os dias e viver uma vida feliz? Lutamos por isso, buscamos essa bênção, mas nem sempre a alcançamos. Não porque Deus não a dá, mas porque, na maioria das vezes, não sabemos muito bem como encontrá-la e fazer com que ela faça parte de nossa vida de maneira sustentável. A boa notícia é que meditando na Palavra de Deus achei três coisas muito importantes que podem fazer muita diferença em nossa alegria de vida, e gostaria de compartilhar com você esses três “segredos” para ser feliz em qualquer situação. Vamos aprender?

Três segredos bíblicos para uma vida feliz

Orai sem cessar (1Tessalonicenses 5:17)
Alguém já definiu a oração como conversar com Deus. Eu concordo com essa definição, pois quando oramos estamos “olhando além” das circunstâncias, conseguimos dialogar com o Senhor e sermos beneficiados com a presença viva de Deus. Vemos muito isso nas orações dos Salmos, o salmista falando com Deus e ouvindo a resposta de Deus com sensibilidade num diálogo libertador para a alma. Um dos grandes segredos da alegria de vida em qualquer situação é falar muito com Deus. Observe que Paulo trabalha a questão da constância, quando diz “sem cessar”. Orar deve ser como se alimentar, deve ser algo feito todos os dias, com muita qualidade. Isso nos mantém no caminho da alegria e da satisfação. A pessoa que ora consegue colocar a sua alma em um estado de alegria, de paz, de conforto, pois a presença viva de Deus proporciona isso; daí Paulo nos orientar a orar sempre e não apenas em alguns poucos momentos!

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus… (1Tessalonicenses 5:18)

Eu acho muito interessante quando Paulo diz lá no ponto um que vimos, que a oração deve ser constante e, agora, novamente, que a gratidão deve também ser constante. Isso nos ensina que a base da alegria está ligada em Deus e na forma como olhamos para a vida que Ele nos deu. Por que será que há pessoas que mesmo tendo “tudo” que a sociedade acha que pode fazer uma pessoa feliz, são pessoas tristes e sem alegria. E, ao mesmo tempo, existem pessoas que não tem muita coisa, que sofrem muito, mas esbanjam de uma alegria contagiante? A resposta está nas bases dessa alegria. Uma das bases ensinadas nesse verso é a gratidão a Deus. A pessoa alegre consegue encontrar vários motivos para agradecer a Deus ao invés de encontrar vários motivos para murmurar da vida e das situações (e de Deus). Esse olhar sensível para a graça de Deus derramada gera um círculo virtuoso, onde a alegria de vida é alimentada todos os dias e, assim, gera uma vida muito abundante. A pessoa grata consegue olhar além das tribulações e enxergar os vários motivos que têm para agradecer a Deus. Isso traz alegria!

Regozijai-vos sempre (1Tessalonicenses 5:16)

Esse verso nos ensina que devemos buscar constância também em nossa alegria de vida. Mas como conseguir isso num mundo tão difícil e passando por tantos desafios quanto passamos diariamente? Refletindo sobre isso cheguei à conclusão de que não é olhando para as situações e buscando a alegria nelas que conseguiremos ter uma alegria constante, pois situações mudam o tempo todo e nem sempre são favoráveis a nós e confortáveis. Mas e se viver uma vida alegre estivesse além das situações boas ou ruins que vivemos? Ai sim seria possível ser sempre alegre. É isso que Paulo nos ensina, temos de olhar além das situações, além dos problemas, além das tribulações. E quando olhamos além vemos Deus, vemos o cuidado Dele. Vemos a força que Ele nos dá. Vemos a ação Dele nas pequenas coisas. As situações desfavoráveis colocam um véu em nossos olhos. Quando olhamos além esse véu é tirado e vemos a Deus e o derramar de Sua graça sobre nós. E quando vemos isso a alegria vem naturalmente. Mas não é algo automático. Precisamos buscar essa alegria constante a cada dia, usando a oração, usando a gratidão e, assim, encontrando a verdadeira alegria de vida!
Espero que tenha gostado desses segredos para ter alegria! Agora é colocá-los em prática