É fato que o brasileiro está cada dia mais inserido no mundo virtual, o que inclui além das conhecidas redes sociais, o e-commerce. Em 2016 o Brasil faturou o total de 53,4 bilhões (um crescimento de 11% em relação a 2015).
E como é um aumento constante, para 2017 a previsão é um alcance de R$ 59,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Vendas de fim de ano 

A crise econômica que o país enfrenta não afetou esse setor, informou o presidente da Associação, Maurício Salvador.
As vendas de fim de ano totalizaram um valor de R$ 7,7 bilhões no e-commerce de 2016, representando um crescimento de 3,8% do mesmo período do ano passado (número informado pelo Ebit, empresa que fornece informações sobre o comercio eletrônico nacional).
Além das festas de fim de ano, um aumento que foi extremamente positivo para o e-commerce foram as vendas da Black Friday, 16 vezes maiores que a média diária do mês de novembro.

De acordo com esse monitoramento, as categorias mais lucrativas foram as de eletrodomésticos, acessórios, moda, telefones celulares e decoração. As expectativas que eram positivas para este período foram confirmadas, porém, não se estenderam até Natal.
Um fator relevante foi em relação aos indicadores macroeconômicos que apresentaram redução da confiança do consumidor nos últimos dois meses e, em contrapartida, o aumento da incerteza com relação à economia brasileira.
Fonte: Administradores E www.ecommercebrasil.com.br