Oração em jejum é um mandamento?

Enquanto a oração é obrigatória, o jejum é opcional para um cristão. Para receber a salvação, qualquer pessoa tem que orar, ou seja, falar com Deus, reconhecendo o seu pecado e recebendo o sacrifício de Jesus na cruz.
Não é preciso jejuar para ser salvo. No entanto, vemos na Bíblia que o jejum está associado a uma unção especial do poder de Deus na vida de quem jejua. Algumas pessoas não podem jejuar por motivos médicos, mas quem pode, deve reservar um tempo de jejum para buscar a face de Deus.
Jejum e Oração na Bíblia
"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
Mateus 6:16-18

Ele respondeu: "Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum".
Marcos 9:29

DOIS LIVROS QUE VOCÊ VAI AMAR DE LER. DEUS VAI ESTÁ SEMPRE COM VOCÊ!

"Agora, porém", declara o Senhor,
"voltem-se para mim
de todo o coração,
com jejum, lamento e pranto."
Joel 2:12

Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.
Atos dos Apóstolos 14:23

Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado".
Atos dos Apóstolos 13:2

Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.
Atos dos Apóstolos 13:3

"Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei".
Ester 4:16

Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.
Neemias 1:4

DOIS LIVROS QUE VOCÊ VAI AMAR DE LER. DEUS VAI ESTÁ SEMPRE COM VOCÊ!

e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.
Lucas 2:37

Decretem um jejum santo;
convoquem uma assembleia sagrada.
Reúnam as autoridades
e todos os habitantes do país
no templo do Senhor, o seu Deus,
e clamem ao Senhor.
Joel 1:14

Contudo, quando estavam doentes,
usei vestes de lamento,
humilhei-me com jejum
e recolhi-me em oração.
Salmos 35:13

Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.
Daniel 9:3

Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas.
Daniel 10:3

DOIS LIVROS QUE VOCÊ VAI AMAR DE LER. DEUS VAI ESTÁ SEMPRE COM VOCÊ!

Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês. Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum".
Mateus 17:20-21

E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão.

2 Samuel 12:16