COMO RECLAMAR E VENCER
O seu plano de saúde pode negar um tratamento que você tem certeza de que está incluso no contrato? O seu banco pode debitar de sua conta taxas sem antes avisá-lo? E quanto o pedreiro ou marceneiros que repetidas vezes não conseguem seguir a suas instruções... ou os professores que se recusam a tomar uma atitude contra os “valentões” na escola dos seus filhos? Eles podem fazer isso?


                Seja qual for a resposta, a chave para fazer valer os seus direitos está em saber como apresentar uma reclamação eficaz – pessoalmente, por escrita ou, por fim, na Justiça. Há quatro “regras fundamentais” da reclamação: conhecer os seus direitos, manter a calma, ser claro quanto a seus objetivos e persistir no que você deseja. Siga essas regras quando se sentir enganado, roubado ou lesado; e, seja simplesmente exigindo a devolução de um bem defeituoso, apelando a um órgão de defesa do consumidor ou processando uma organização, você pode lutar contra as injustiças, e vencer.

Pastor Reginaldo Silva