Como usar o Instagram para promover seu negócio
A rede social de fotos tem impulsionado o crescimento de
pequenas empresas
Por Priscila Zuini access_time 28 abr 2014, 08h53 more_horiz
São Paulo – Mais de 130 milhões de usuários ativos postam
milhares de fotos e vídeos todos os dias no Instagram. A rede social de
compartilhamento de imagens, que tem um brasileiro entre seus fundadores, virou
febre e, apesar de ainda buscar um caminho para conseguir receita, já é útil
para muitos empreendedores faturarem mais.
É o caso da designer Fernanda Dolabella Dubal, uma das
sócias da grife mineira Adô. Criada em 2008, a marca vende bolsas e acessórios
e, desde o ano passado, aproveita o Instagram para divulgar suas peças. “Sempre
procuramos acompanhar a movimentação dentro das mídias sociais e cada nova
ferramenta é sempre um novo território para manifestar a identidade da marca”,
conta Fernanda. Mais de duas mil pessoas acompanham as fotos do processo de
produção, produtos e promoções da grife.
A principal vantagem, para Fernanda, é a proximidade com os
clientes. “O Instagram é hoje um dos canais mais próximos que temos com nossos
clientes. Cada vez mais, temos percebido que o Instagram é uma forma muito
valiosa de nos comunicarmos com eles de maneira rápida e assertiva”, indica.
Assim como a Adô, muitas pequenas empresas estão usufruindo
desta proximidade para cativar e fidelizar os clientes. “É uma ferramenta
simples de ser usada e que combina duas forças de tecnologia: o mobile e as
imagens”, opina Francielli Lima, gerente de mídias sociais da agência Rae,MP.
Para ter sucesso na rede, é preciso conquistar o público com
belas imagens. “A gente vê pequenos empresários vendendo pelo Instagram. As
empresas estão vendo isso como oportunidade”, diz Rafael Jakubowski, diretor da
Sanders Digital.
1. Escolha bem as imagens
Mais do que nunca, a imagem precisa falar mais do que as
palavras. Antes de postar, lembre-se de que a foto é protagonista e precisa
passar uma mensagem por si mesma. “Precisa ser uma imagem que chama atenção,
que seja fun ou que passe sentimento”, explica Francielli. Cuidado com imagens
que tenham piadas de mau gosto ou apelativas.
Se a ideia for mostrar o dia-a-dia da empresa, cheque se a
imagem está bem feita. “Tenha cuidado com o que vai postar, não abuse dos
filtros, tenha bom senso e não tire fotos que mostrem um local bagunçado, por
exemplo”, diz Jakubowski.
2. Faça um planejamento
Não basta criar uma página e colocar fotos bonitinhas de vez
em quando. Assim como outras redes sociais, é preciso ter uma estratégia para
usar o Instagram. “Tenha um objetivo, veja se quer levar tráfego para o site,
se quer gerar consciência sobre a marca ou estimular a participação dos usuários”,
diz Francielli.
Faz parte do planejamento montar um cronograma de postagens
e pesquisar o que é dito sobre a marca e os concorrentes. “Tem que ter
disciplina, para ser atualizado. Faça um cronograma de atividades para cada dia
da semana, por exemplo”, sugere Jakubowski.
Estabeleça também métricas para avaliar o resultado do uso.
“A gente pode observar uma série de coisas, como comentários, se usam sarcasmo
ou se é de forma positiva”, indica a gerente da Rae,MP. É possível ainda
acompanhar o engajamento, o aumento de seguidores e que tipo de conteúdo agrada
mais ao seu público.
3. Incentive a colaboração
Incentivar que os usuários postem fotos com seus produtos é
uma maneira que as empresas encontraram se espalhar a marca no Instagram. É
possível incluir as imagens no e-commerce e até oferecer brindes no ponto de
venda para quem usa uma determinada hashtag, por exempço. “Deve contar com a
colaboração o tempo todo para contar histórias e não ficar só com venda de
produto”, indica Francielli.
Para Jakubowski, atender a todos é essencial. “Entra também
a parte de relacionamento. As pessoas interagem e não pode deixar ninguém sem
resposta”, diz.
Fonte: exame.abril.com.br
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