De acordo com a delegada Beatriz Leite, mais três vítimas registraram queixa entre a segunda-feira (12) e esta terça-feira (13). Ao todo, já são 15 denúncias em 10 dias de investigação.


Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, recebeu mais denúncias sobre a atuação de uma quadrilha que vem aplicando uma nova modalidade de golpe em quem utiliza cartões de crédito. De acordo com a delegada Beatriz Leite, mais três vítimas registraram queixa entre a segunda-feira (12) e esta terça-feira (13). Ao todo, já são 15 denúncias em 10 dias de investigação. Ela também disse que recebeu diversas ligações de toda Região Metropolitana do Recife com pistas que podem ajudar a elaborar o inquérito. (Veja vídeo acima)
Segundo as investigações, os criminosos costumam ligar para o telefone fixo da vítima. O principal alvo, segundo a polícia, são os idosos. Para ter acesso aos dados, os bandidos telefonam para informar uma falsa compra de alto valor.
Eles alegam que despesas foram feitas em outros estados. Depois, vão até a casa da pessoa e se passam por funcionários da operadora. Pedem que a vítima preencha um formulário e solicitam o cartão para que seja bloqueado. Com os dados pessoais em mãos, os suspeitos fazem compras com o cartão roubado.
Ainda de acordo com a polícia, os estelionatários pedem para a pessoa identificar a compra. Quando a vítima nega ter adquirido o determinado bem, eles oferecem o cancelamento do cartão. Eles dizem para a pessoa ligar para a operadora, mas continuam na linha. Chegam a bloquear o celular, para que elas não recebam avisos das operadoras.
Por meio de câmeras do circuito interno de segurança de residências e lojas, um suspeito foi identificado por duas vítimas, em diferentes estabelecimentos. Duas mulheres também são apontadas como integrantes do grupo.
Uma pessoa, que preferiu não ser identificada, contou à TV Globo como um parente foi lesado pelos golpistas. O homem, de 83 anos, teve compras de R$ 18 mil creditados em um cartão. (Veja vídeo acima)
“Os bandidos falaram que tinha sido feita uma compra de R$ 2.900, em São Paulo. Informaram a ele que trabalhavam em um banco e que o cartão teria sido clonado. A vítima aceitou o cancelamento e o suspeito disse que iria até a residência buscar o cartão. Em 40 minutos, ele chegou ao prédio e, em menos de uma hora, começou a fazer compras. A maioria em produtos de informática”, disse o parente da vítima.
Para a polícia, os suspeitos podem ter acesso aos dados fornecidos pelas próprias vítimas a alguns serviços, que demandam informações sobre os clientes. De acordo com a delegada Beatriz, a primeira dica para evitar esse tipo de golpe é ligar para a operadora do cartão, por meio de outro telefone.
Quem achar que pode ter sido vítima do golpe pode ligar para o telefone 3184.3323, da Delegacia de Boa Viagem, e explicar o caso.
Fonte: g1.globo.com/pernambuco

OLHO DE IPOJUCA - NOTÍCIAS