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quinta-feira, 10 de agosto de 2017

NOVA IPOJUCA - VENHA FAZER UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DE GARÇOM

Garçom bem treinado consegue resolver todos os problemas desagradáveis no trabalho

As pessoas reagem diferente frente às situações que lhes desagradam. Quando bem treinado, o garçom consegue resolver todos os problemas relativos ao trabalho e agradar o cliente










Em seu trabalho, o garçom lida com pessoas e as pessoas têm características e comportamentos diferentes, o que faz com que reajam de maneira diferenciada frente às situações que lhes desagradam. Seja em um bar, restaurante, assim como em todo tipo de serviço, o garçom deve saber lidar com os mais variados tipos de pessoas e procurar tratar cada um deles da melhor maneira possível. Para tal, o garçom deverá investir em sua profissão, mantendo-se atualizado, munindo-se de informações e técnicas de trabalho, além, é claro, de acumular experiências a fim de se sobressair frente a situações desagradáveis. 

Infelizmente, apesar de todos os esforços para fazer um atendimento perfeito, alguma ocorrência desagradável pode levar o cliente a reclamar e, geralmente, quem recebe a reclamação é o garçom. Nestas circunstâncias, somente por meio do bom preparo profissional que o garçom terá confiança e destreza para contornar o problema, resolvendo-o da melhor forma possível e, ainda, sendo capaz de manter o cliente fiel a casa. 

Algumas das ocorrências mais comuns que levam os clientes a reclamar são:

- Demora no atendimento, de maneira geral;
- Falta de higiene;
- Comida estragada ou não correspondente ao que foi pedido;
- Funcionários mal humorados;
- Demora na entrega da nota; e
- Erro no fechamento da conta.

Por isso, esse profissional deve estar preparado para agir corretamente nessas situações:

- Ao receber uma reclamação, o garçom deve dar total atenção ao cliente. 
- Deve ficar calmo, nunca se alterando, mesmo que o cliente seja mal educado. 
- O garçom não deve culpar os colegas pelo erro, nem ficar tentando explicar demais. 
- Deve escutar atentamente a reclamação, mostrando solidariedade ao cliente.
- Deve pedir desculpas pelo ocorrido, mesmo se o erro não foi seu.
- Deve comunicar ao maître, imediatamente, para que o mesmo tome uma atitude e traga a solução ao cliente, o mais rápido possível, para evitar que o cliente saia insatisfeito.

É de fundamental importância que o garçom:

- Não fale mais alto que o cliente;
- Não encare a reclamação de forma pessoal;
- Não argumente demais;
- Jamais perca a classe, mesmo que o cliente seja mal educado;
- Busque apoio dos seus superiores, quando a situação fugir do seu controle.

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