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    Garçom bem treinado consegue resolver todos os problemas desagradáveis no trabalho

    As pessoas reagem diferente frente às situações que lhes desagradam. Quando bem treinado, o garçom consegue resolver todos os problemas relativos ao trabalho e agradar o cliente










    Em seu trabalho, o garçom lida com pessoas e as pessoas têm características e comportamentos diferentes, o que faz com que reajam de maneira diferenciada frente às situações que lhes desagradam. Seja em um bar, restaurante, assim como em todo tipo de serviço, o garçom deve saber lidar com os mais variados tipos de pessoas e procurar tratar cada um deles da melhor maneira possível. Para tal, o garçom deverá investir em sua profissão, mantendo-se atualizado, munindo-se de informações e técnicas de trabalho, além, é claro, de acumular experiências a fim de se sobressair frente a situações desagradáveis. 

    Infelizmente, apesar de todos os esforços para fazer um atendimento perfeito, alguma ocorrência desagradável pode levar o cliente a reclamar e, geralmente, quem recebe a reclamação é o garçom. Nestas circunstâncias, somente por meio do bom preparo profissional que o garçom terá confiança e destreza para contornar o problema, resolvendo-o da melhor forma possível e, ainda, sendo capaz de manter o cliente fiel a casa. 

    Algumas das ocorrências mais comuns que levam os clientes a reclamar são:

    - Demora no atendimento, de maneira geral;
    - Falta de higiene;
    - Comida estragada ou não correspondente ao que foi pedido;
    - Funcionários mal humorados;
    - Demora na entrega da nota; e
    - Erro no fechamento da conta.

    Por isso, esse profissional deve estar preparado para agir corretamente nessas situações:

    - Ao receber uma reclamação, o garçom deve dar total atenção ao cliente. 
    - Deve ficar calmo, nunca se alterando, mesmo que o cliente seja mal educado. 
    - O garçom não deve culpar os colegas pelo erro, nem ficar tentando explicar demais. 
    - Deve escutar atentamente a reclamação, mostrando solidariedade ao cliente.
    - Deve pedir desculpas pelo ocorrido, mesmo se o erro não foi seu.
    - Deve comunicar ao maître, imediatamente, para que o mesmo tome uma atitude e traga a solução ao cliente, o mais rápido possível, para evitar que o cliente saia insatisfeito.

    É de fundamental importância que o garçom:

    - Não fale mais alto que o cliente;
    - Não encare a reclamação de forma pessoal;
    - Não argumente demais;
    - Jamais perca a classe, mesmo que o cliente seja mal educado;
    - Busque apoio dos seus superiores, quando a situação fugir do seu controle.

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    authorSaiba um pouco sobre mim Reginaldo Silva, autor do Livro 60 Minutos no Paraíso e Nas Mãos de Deus Nascimento: 20 de julho (45 anos), Recife, Pernambuco Cônjuge: Paulinha (desde 1991) Estudou: Bacharel em Teologia Doutor em Teologia Pastor em nome de Jesus Empresário
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