Esforçar-se para aparecer e deixar uma marca ou pedir conselhos e ouvir mais? Veja as dicas de especialistas para fazer seu emprego novo durar.
Quando você entra em um emprego novo, há sempre uma pressão
para deixar uma marca, provar que você merece a posição. Mas há alguns passos
cruciais que você pode tomar para garantir que isso dure mais tempo e você não
seja desligado no período probatório.
Ao construir relações, conquistar objetivos cedo e evitar
parecer um "sabe-tudo", você pode garantir sua posição por um bom
tempo.
O que evitar
Primeiramente, não faça nada maluco.
"Use seus primeiros 10 dias para perceber quem vai
influenciar você e quanta influência você poderá ter nessa companhia", diz
Jason Woman, coach executivo em São Francisco e autor do livro Your Best Just
Got Better ("Seu Melhor Acabou de Ficar Melhor", em tradução livre).
Muitos recém-contratados tendem a dar um grande show no
emprego assim que chegam, mas entradas chamativas têm uma maior probabilidade
de acabar em um tiro no pé, diz Gautam Mukunda, professor de administração de
negócios da Universidade de Harvard.
Isso significa evitar manifestações chamativas em sua
primeira reunião com a equipe. Não anuncie uma sacudida organizacional no seu
primeiro dia. Fique longe de críticas muito contundentes sobre os processos da
empresa. "É muito mais fácil um grande show dar terrivelmente errado do
que certo", diz Mukunda. "Há uma boa chance de seus colegas não
apreciarem sua grande entrada".
Também entra nessa lista determinar grandes objetivos. Há
boas chances de, como uma nova aquisição, você ainda não ter ideia do que é
capaz de conseguir. Ainda assim, muitas pessoas fixam metas muito ambiciosas
nos seus primeiros dias de trabalho, diz Michael Sharkey, fundador e CEO da
empresa de software de marketing Autopilot, baseada em São Francisco.
Por enquanto, ele aconselha deixar esses números de vendas
ou projeções de novos produtos de lado. Prometer demais agora lhe dará uma boa
chance de você ter de explicar depois por que você e sua nova equipe não
chegaram lá.
"O apetite por metas nesses primeiros dias é difícil de
saciar", diz Sharkey. "Mas se você determinar muitas metas de início,
será muito difícil conquistar todas elas".
Os passos certos
Em vez disso, Sharkey diz que a chave é começar com algo
pequeno para conquistar vitórias rápidas. Talvez seja uma nova contratação que
você queira ter na sua equipe. Talvez seja simplesmente entender melhor a rede
de abastecimento da companhia ou conhecer pessoas em posições no mesmo nível
que a sua.
"É sobre criar expectativas e entender o que
importa", observa Sharkey. "Comece com uma pequena tarefa e talvez
você consiga começar o trabalho com uma vitória precoce".
Enquanto se esforça para chegar a esse objetivo, comece a
construir as relações que você precisará mais tarde. Encontre mentores e
gerentes mais altos que estejam dispostos a oferecer conselhos e não tenha medo
de lhes fazer perguntas, diz Womack.
Contudo, garanta que essas perguntas sejam apropriadas, ele
aconselha. Evite soar como um novo recruta cheio de respostas, porque ninguém
quer ouvir a pessoa nova falar sobre como tudo deveria ser.
A recomendação de Mukunda é fazer perguntas que mostram que
você quer o aconselhamento dos outros - uma maneira fácil de se integrar a
chefes e colegas. "Simplesmente não há uma maneira melhor de construir
relações do que pedir conselhos", diz Mukunda.
Isso é algo que Mukunda aprendeu da maneira mais difícil em
seu primeiro emprego. Ele começou como um analista de negócios da empresa
McKinsey & Company cheio de ideias em 2002. Em sua primeira avaliação,
Mukunda lembra de seu chefe o punindo. "Cara, você é a pessoa mais júnior
na sala", disse o chefe. "Mas, nas reuniões, ninguém fala mais que
você".
Não é que a companhia não valorizava sua opinião, diz
Mukunda. É que ele simplesmente ainda não havia ganhado o direito de ser a voz
mais alta no escritório. Agora, ele diz para seus alunos seguirem uma frase do
premiado musical Hamilton: "Fale menos, sorria mais".
"Você precisa lembrar que, quando você entra em um
emprego novo, os chefes vão julgá-lo imediatamente", diz Mukunda.
"Você pode controlar isso sabendo quando parar de falar, fazer perguntas e
ouvir".
Se você fizer isso, há boas chances de você sobreviver às
primeiras semanas de seu novo emprego.
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