PrRSilva | CORAGEM! DEUS ESTÁ NO CONTROLE | PrRSilva
Significado do Perdão: 3 princípios que podemos aprender com Estêvão

Significado do Perdão: 3 princípios que podemos aprender com Estêvão

Significado do Perdão: 3 princípios que podemos aprender com Estêvão

Se perdoar fosse fácil, provavelmente a Bíblia não nos aconselharia tantas vezes a praticar o perdão. É verdade, não é fácil, mas é essencial se queremos ter uma vida espiritual e emocional saudável e que agrada a Deus.
A Bíblia está repleta de exemplos de perdão, sendo que o maior deles é Jesus Cristo. Estêvão, que foi inspirado por Jesus, fez a diferença no seu tempo e através da sua vida podemos aprender estas valiosas lições sobre o perdão. 

1. Perdoar é amar e orar por quem nos ofendeu

Jesus nos ensinou a perdoar, a amar e a orar pelos nossos inimigos
Estêvão foi perseguido por demonstrar a sua fé e o poder de Deus operando na sua vida. Ele foi acusado injustamente de blasfemar contra Deus e contra Moisés e mesmo no momento da sua morte, a Bíblia nos revela que Estêvão não murmurou, não se queixou, não ficou com raiva. Pelo contrário, ele levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus.
Nos últimos momentos da sua vida, enquanto era apedrejado, ele orou. O que ele pediu? Para que Deus recebesse o seu espírito e para que perdoasse os seus assassinos.

2. O perdão é fonte de paz

Quem perdoa e é perdoado consegue viver com paz
Jesus disse em Mateus 6:14-15 que se nós perdoarmos os outros, Deus também nos perdoará. O contrário também acontece: se não perdoarmos quem nos ofendeu, nós também não seremos perdoados por Deus. Saber que os nossos pecados foram perdoados por Deus nos enche de uma paz que vai além da compreensão humana!
Quem não consegue perdoar não tem paz no seu coração, fica relembrando palavras ou atitudes dos ofensores e muitas vezes pensando em formas de vingança.
Estêvão conhecia bem e seguia estas palavras de Jesus, e por isso ele era capaz de perdoar as pessoas que estavam a condená-lo injustamente. Mesmo sendo acusado, a sua cara transmitia paz, pois ele sabia que estava seguro em Deus!

3. Perdoar é um sinal de força

Quem perdoa demonstra força
Para perdoar, é preciso ser muito forte. Este mundo muitas vezes pensa e ensina exatamente o contrário: dizem que quem perdoa é bobo, que valente é aquele que não deixa passar nada e está sempre pronto a "dar o troco". Mas Jesus ensinou a oferecer a outra face se alguém nos bater, e ter essa atitude requer uma força que tem que vir de Deus.
Estêvão tinha essa força e as boas obras eram uma marca na sua vida, a própria Bíblia o descreve como "homem cheio da graça e do poder de Deus" que "realizava grandes maravilhas e sinais no meio do povo" (Atos 6:8).
Vemos também em Atos 6:10 que os acusadores de Estêvão não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. o que revela que além de ser forte, este servo de Deus falava com a sabedoria que era dada pelo Espírito de Deus.

E você, consegue perdoar?

Na nossa caminhada neste mundo, vamos enfrentar situações difíceis, vamos passar tribulações, a própria Bíblia nos alerta para isso. Pessoas vão nos magoar e vão ser injustas conosco, mas sempre temos que perdoar. Mas para liberar perdão, há um requisito essencial: o Espírito Santo de Deus.
No capítulo 6 de Atos dos Apóstolos, Estêvão foi escolhido junto com outros seis homens para servirem a Deus através da distribuição de alimentos. Todos estes homens eram homens de Deus, mas na apresentação dos 7 nomes, Estêvão é descrito como alguém cheio de fé e do Espírito Santo.
Que todos nós possamos ser como este grande homem de fé, que nos momentos difíceis da nossa vida sejamos capazes de levantar os olhos, ver a glória de Deus, e orar ao Pai por aqueles à nossa volta, mesmo aqueles que nos fazem mal.
Se você está passando ou passou por uma situação e não está conseguindo perdoar, ore a Deus, peça ajuda ao Seu Espírito para liberar perdão agora mesmo.
bibliaon.com

Postar um comentário

0 Comentários