A igreja é o corpo de Cristo - o que isso significa?

Na Bíblia, a igreja é chamada de o corpo de Cristo para explicar nossa união com Cristo e uns com os outros. Assim como todas as partes do corpo estão ligados e trabalham juntas, os cristãos devem trabalhar unidos para a obra de Deus. Assim como a cabeça comanda o resto do corpo, Jesus comanda a igreja.
Jesus teve um corpo físico que sacrificou por nós na cruz, mas não é disso que a Bíblia fala quando diz que a igreja é o corpo de Cristo. Ser “corpo” de Cristo é uma metáfora sobre nossa associação com Jesus e com nossos irmãos cristãos. A igreja é o representante de Jesus na terra e cumpre suas ordens, assim como o corpo cumpre as ordens da cabeça.
Ser cristão significa viver em união com Jesus e com o resto da igreja (1 Coríntios 12:12-13). Precisamos estar unidos a Jesus, porque ele nos dá a vida e a salvação. Sem Jesus, não podemos fazer nada. Mas também precisamos ter comunhão com outros cristãos. Sozinhos não conseguimos crescer nem viver uma vida cristã saudável. Precisamos da igreja.

O que significa ser membro do corpo de Cristo?

Cada pessoa salva é um membro do corpo de Cristo, unido a Jesus e ao resto do corpo da igreja. Assim como cada parte do corpo tem uma função importante, cada cristão tem uma parte na obra da igreja (Romanos 12:4-5). Todos recebemos dons e talentos de Deus que servem para ajudar o resto da igreja. Por exemplo, algumas pessoas têm o dom de ensinar a palavra de Deus, enquanto que outras têm o dom de encorajar ou ajudar outros.
Todos os membros do corpo de Cristo são importantes. Muitas vezes valorizamos mais as posições de liderança mas cada função é importante e necessária para o bom funcionamento da igreja. A Bíblia explica assim: “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?” (1 Coríntios 12:17)
Não devemos desprezar outros cristãos, porque cada um é parte do corpo de Cristo e reflete um pouco da glória de Deus. Precisamos uns dos outros (1 Coríntios 12:21-23). Viver para Cristo e espalhar o evangelho pelo mundo é um trabalho de equipe.

Cristo, a cabeça do corpo

Jesus é o líder supremo da igreja. Ele é nosso salvador e nosso rei, que tem toda autoridade. A cabeça domina o resto do corpo e decide o que vai fazer. Da mesma forma, nossas vidas devem ser guiadas por Jesus. A igreja como um todo, e cada pessoa individualmente, é liderada por Jesus (Efésios 4:15-16).
Todos precisamos de Jesus. Ele é o elo de ligação entre todos os cristãos, não importa quão diferentes sejam. Somos todos parte do mesmo corpo porque todos estamos unidos a Jesus e o obedecemos. Ele é a fonte de nossa vida e de nossa missão.
Como corpo de Cristo, devemos obedecer a Jesus e buscar mais união uns com os outros.

Pr. Reginaldo Silva - Em Cristo Jesus