Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. 

Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: 

"Com muitas dores o dei à luz".

Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". 

E Deus atendeu ao seu pedido.

1 Crônicas 4:9,10

Faça feito Jabez orou a Deus e Deus respondeu. Peça a Deus com fé,

que Deus iluminará a sua vida e de sua família.

Baixe agora uma cópia do Livro de "A oração de Jabes"

Documento: pdf (663.6 KB) 46 PÁGINAS



A ORAÇÃO DE JABEZ “Alcançando a Bênção de Deus” Bruce Wilkinson 
A Oração de Jabez – Página: 1 PREFÁCIO Caro leitor, Quero ensinar-lhe como fazer uma oração ousada à qual Deus sempre atende. Ela é breve – uma frase composta de quatro partes – meio escondida na Bíblia, mas creio que ela contém a chave para uma vida extraordinariamente favorecida por Deus. Esta prece mudou radicalmente aquilo que espero de Deus e o que experimento dia após dia pelo seu poder. O fato é que milhares de cristãos que têm aplicado estas verdades em suas vidas estão vendo milagres acontecerem constantemente. A Oração de Jabez – Página: 2 Está disposto a se juntar a mim para descobrir pessoalmente a oração de Jabez? Espero que sim! Bruce H. Wilkinson PEQUENA ORAÇÃO, GRANDE RECOMPENSA! “Jabez orou ao Deus de Israel” O pequeno livro que você tem nas mãos fala do que acontece quando cristãos comuns procuram alcançar uma vida extraordinária – do tipo que, na realidade, Deus promete àqueles que buscam. Minha trajetória pessoal se inicia numa cozinha com armários amarelos, num dia de fortes chuvas. Estava no meu último ano do seminário, em Dallas. Minha esposa, Darlene, e eu percebemos que estávamos passando cada vez mais tempo orando e pensando no que viria a seguir. Em que lugar eu deveria colocar minha energia, minha paixão e aplicar tudo aquilo que aprendera? O que Deus queria de nós como casal? Fiquei na cozinha e comecei a pensar num desafio que ouvira do capelão do seminário, o Dr. Richard Seume. - Você quer uma visão mais ampla para sua vida? - ele havia perguntado isso no início daquela semana. - Seja um arrematador de Deus. 
Um arrematador, conforme explicou Seume, era alguém que sempre fazia um pouco além daquilo que era esperado ou exigido. Tomando-se como exemplo a fabricação de móveis, arrematar é colocar os A Oração de Jabez – Página: 3 acabamentos nas peças, aplicando com paciência e bom gosto os ornamentos extras que dão o toque final de qualidade e valor. O Dr. Seume usou como texto base a mais breve das biografias bíblicas: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos” (1Cr 4:9). Jabez queria ser e fazer mais para Deus e, como podemos concluir a partir do final do versículo 10, Deus lhe concedeu o pedido. Fim do versículo e da história bíblica. Senhor, quero ser um arrematador para ti, orei, enquanto via pela janela aquela terrível tempestade de primavera. Mas eu estava confuso. O que Jabez fez de tão extraordinário para se destacar dos outros? Por que Deus respondeu sua oração? Por falar nisso, por que será que Deus incluiu a mini-biografia de Jabez na Bíblia? Observei as gotas de chuva que escorriam pela vidraça. De repente, meus pensamentos passaram rapidamente pelo versículo nove. Peguei minha Bíblia e li o versículo 10 - a oração de Jabez. Alguma coisa naquela oração explicaria o mistério. Tinha de ser assim. Puxei uma cadeira, sentei-me à mesa, debrucei-me sobre a Bíblia e li a oração diversas vezes, procurando de todo o coração descobrir qual era o futuro que Deus tinha reservado para uma pessoa como eu, que era tão comum? Na manhã seguinte, fiz a oração de Jabez, repetindo palavra por palavra. Na outra manhã, a mesma coisa. No dia seguinte, idem. Trinta anos se passaram e não parei de fazê-la. Se você me perguntasse qual foi a frase que mais mexeu com a minha vida, eu diria que, depois da oração que fiz quando fui salvo, o clamor de um arrematador chamado Jabez – lembrado não pelo que fez, mas pela forma como orou e o que aconteceu depois – foi algo revolucionário para mim. Através das páginas deste pequeno livro, quero apresentar-lhe as maravilhosas verdades presentes na oração que Jabez fez pedindo bênçãos. Quero prepara-lo para receber respostas impressionantes, vindas de Deus, como algo constante em sua vida. Como posso afirmar com tanta certeza que isso vai provocar um impacto positivo em sua vida? Afirmo isto devido à minha própria experiência e por causa do testemunho de centenas de outras pessoas ao redor do mundo com as quais tenho compartilhado estes princípios. Além disto, a oração de Jabez destila a poderosa vontade de Deus para sua vida. E, por último, o Pai Celestial deseja dar-nos muito mais do que aquilo que poderíamos pensar em pedir. Pergunte ao homem que não tinha futuro. A Oração de Jabez – Página: 4 O menino prodígio da genealogia! Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas – mas é esta pequena diferença que faz toda a diferença. Jabez não aparece triunfalmente no Antigo Testamento, como um Moisés ou um Davi, nem tampouco ilumina o livro de Atos como aqueles primeiros cristãos que viraram o mundo de cabeça para baixo. Mas uma coisa é certa: a pequena diferença de sua vida fez toda a diferença. Pode-se dizer que ele foi o “menino prodígio da genealogia”, ou talvez o Pequeno Grande Homem da Bíblia. Você vai encontrá-lo escondido numa das seções menos lidas de um dos livros menos lidos de toda a Bíblia. Os primeiros nove capítulos do livro de 1ª Crônicas registram a árvore genealógica oficial das tribos hebréias. Começa com Adão e segue por milhares de anos até o retorno de Israel do cativeiro. É um texto chato! A enorme lista de nomes desconhecidos e difíceis (há mais de 500 deles) é capaz de desanimar até o mais valente estudioso da Palavra de Deus. Veja o capítulo 4. Os filhos de Judá foram: Perez, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal..., E isto é só o começo. Aumai. Isma. Idbas. Hazelelponi. Anube... Certamente eu o perdoaria se, neste ponto, você decidisse colocar este pequeno livro de lado e fosse procurar o controle remoto da televisão. Mas fique comigo. Uma história interrompe repentinamente a seqüência de 44 nomes deste capítulo: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. 1Cr 4:9-10 No versículo seguinte, a lista de chamada dos membros da tribo de Judá continua como se nada tivesse acontecido: Quelube, irmão de Suá, gerou a Meir... Havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o historiador a fazer uma pausa na ladainha, limpar a garganta e mudar a A Oração de Jabez – Página: 5 forma. Parece que ele está dizendo: “Ei, espere um pouco. Você precisa saber algumas coisas sobre este cara chamado Jabez. Ele está muito acima do resto!”. Qual foi o segredo da reputação duradoura de Jabez? Você poderá procurar em todas as páginas da Bíblia, como eu já fiz, e não vai achar nenhuma outra informação além da que aparece nestes versículos: As coisas começaram mal para uma pessoa que ninguém conhecia. Ele fez uma oração comum, de apenas uma frase. Tudo acabou excepcionalmente bem para ele. Está claro que o resultado pode ser atribuído a sua oração. Alguma coisa presente no pedido simples e direto que Jabez fez a Deus mudou sua vida e deixou uma marca permanente nos livros históricos de Israel: “Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”. À primeira vista, os quatro pedidos podem ser considerados sinceros, sensíveis, até mesmo nobres, mas jamais seriam chamados de notáveis. Abaixo da superfície, porém, está um poder enorme, um novo e poderoso paradigma que corre contrário à nossa maneira comum de pensar. Nas páginas a seguir quero mostrar-lhe como cada um dos pedidos de Jabez pode desencadear coisas maravilhosas em sua vida. Vivendo além dos limites! Qual foi a última vez que Deus atuou através de você de tal modo que você reconheceu tratar-se indubitavelmente de uma ação divina? Sendo mais específico, quando foi que você viu milagres acontecendo com regularidade em sua vida? Se você é como a maioria dos cristãos que conheço, você não sabe pedir este tipo de experiência, nem se deve fazê-lo. O que vou compartilhar com você tem possibilitado a atuação poderosa de Deus em muitas vidas, durante vários anos. Estive recentemente em Dallas para falar sobre a bênção de Jabez para um auditório de nove mil pessoas. Depois da palestra, durante o almoço,um homem me disse: A Oração de Jabez – Página: 6 - Bruce, ouvi você falar sobre a mensagem de Jabez há quinze anos e, desde então, não parei de fazer aquela oração. A mudança foi tão dramática que eu simplesmente não parei. Do outro lado da mesa, um amigo concordou. Ele disse que vinha fazendo a pequena oração de Jabez há dez anos, com resultados semelhantes. O homem ao meu lado, um cirurgião cardíaco de Indianápolis, disse que estava orando há cinco anos. Então, eu disse a todos eles: - Meus amigos, tenho feito a oração de Jabez por mais da metade de minha vida! Creio que, pelo fato de estar lendo este livro, você compartilha do meu desejo de alcançar uma vida “mais honrosa” diante de Deus. Não que você deseje que os outros sejam menos que isso, mas para você, nada menos que a plena bênção de Deus o satisfará. Ao se colocar diante dele para prestar contas, seu maior desejo é ouvir Deus dizer: “Muito bem, meu filho!”. Meu amigo, Deus lhe reserva uma enorme quantidade de bênçãos não pedidas, todas a sua espera. Sei que isso parece impossível – até mesmo um pouco suspeito nestes dias de tanto egocentrismo. Mas é justamente esta dinâmica – seu anseio pela plenitude que vem de Deus – que tem sido a terna vontade do Pai para sua vida desde o início dos tempos. Se, de sua parte, você cumprir uma série de compromissos fundamentais, então poderá caminhar, doravante, com confiança e expectativa de que nosso Pai celestial realizará todas estas coisas. Pense assim: em vez de ficar esperando à beira do rio, pedindo um copo com água para conseguir viver cada dia, você vai fazer algo impensável: vai pegar a pequena oração da grande recompensa e vai mergulhar no rio! A partir deste momento, você permitirá que as correntezas amorosas da graça e do poder de Deus o envolvam e carreguem para a vida que ele preparou para você, uma vida profundamente significativa e gratificante. Se for isso o que você deseja, continue lendo. A Oração de Jabez – Página: 7 E PORQUE NÃO PEDIR? “Oh! Que me abençoe”! Você está num retiro espiritual nas montanhas junto com outras pessoas que desejam experimentar uma vida cristã mais plena. Durante o retiro, cada participante tem tido acesso a um mentor pessoal. O seu mentor está na casa dos setenta anos e tem influenciado pessoas por mais longo tempo do que os anos que você tem de vida. A caminho do banheiro no primeiro dia pela manhã, você passa diante do quarto de seu mentor. A porta está entreaberta e ele acabou de se ajoelhar para orar. Você não resiste e pensa: Como é que um gigante na fé começa suas orações? Para por um instante e chega mais perto. Será que ele vai orar por um reavivamento espiritual? Pelos famintos ao redor do mundo? Será que ele vai orar por você? A Oração de Jabez – Página: 8 Mas o que ouve é a seguinte oração: “Ó Senhor, a primeira coisa que te peço esta manhã pe que abençoes... a mim”! Chocado diante de uma oração egoísta como esta, você segue para o chuveiro. Porém, enquanto ajusta a temperatura da água, um pensamento lhe sobrevém. É tão óbvio que você se surpreende por não ter pensado nisto antes: Os grandes homens de fé tem uma maneira de pensar diferente da nossa. Depois de se trocar e se preparar para o café, você já está convencido. A razão pela qual homens e mulheres de fé se destacam do resto é que eles pensam e oram de maneira diferente daqueles que o cercam. Será possível que Deus queira que você seja mais “egoísta” em suas orações? Que você peça mais – e cada vez mais – em suas orações? Conheço muita gente na Igreja – cristãos sinceros – que crêem que pensar assim é um sinal de imaturidade. Acham que parecerão mal-educados ou gananciosos se pedirem mais bênçãos à Deus. Talvez você também pense assim. Se for este o seu caso, quero mostrar-lhe que tal oração não é a atitude egoísta que parece ser, mais uma postura altamente espiritual, uma que nosso Pai Celestial deseja muito ouvir de você. Primeiramente vamos olhar de perto a história de Jabez: Ganhos em vez de perdas! Até onde sabemos, Jabez viveu no reino do sul, Israel, depois da conquista de Canaã, e durante o tempo dos juízes. Ele nasceu na tribo de Judá, tornando-se finalmente um notável líder de seu clã. Na realidade, porém, sua trajetória começa com seu nome: “Sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei a luz”. A palavra hebraica “Jabez” significa “dor”. Uma tradução mais literal poderia ser: “ele causa (ou causará) dores”. Isto não parece apontar para um futuro muito promissor, não é? Todos os bebês chegam provocando uma certa intensidade de dor, mas o nascimento de Jabez teve alguma coisa fora do comum – tanto que sua mãe foi capaz de mencionar o fato no próprio nome de seu filho. Porque? A gravidez ou o parto podem ter sido traumáticos. Talvez ele tenha nascido sentado. Ou talvez a dor de sua mãe tenha sido emocional – o pai pode tê-la abandonado durante a gravidez; pode ter morrido; a A Oração de Jabez – Página: 9 família pode ter entrado numa situação financeira tal que a perspectiva de criar outro filho trouxe apenas medo e preocupação. Somente Deus sabe com certeza o que causou a dor daquela mãe angustiada. Não que isso tenha feito tanto diferença para o jovem Jabez. Ele cresceu com um nome que todo garoto odiaria. Imagine passar a infância suportando a gozação dos meninos mais fortes, lembrar diariamente que sua chegada não foi bem vinda e sentir vergonha por ter um nome esquisito. No entanto, o fardo mais pesado do nome de Jabez era como este nome definiria o seu futuro. Nos tempos bíblicos, um homem e seu nome estavam a tal ponto relacionados que a expressão “apagar o nome da terra”, equivalia a matar tal pessoa. O nome era freqüentemente tomado como um desejo ou uma profecia para o futuro daquela criança. Jacó, por exemplo, quer dizer “suplantador”, nome muito apropriado para o patriarca maquinador. Noemi e seu marido colocaram em seus filhos os nomes de Malom e Quilom, que significa “franzino” e “debilitado” . E exatamente assim eram eles. Ambos morreram ainda jovens. Salomão significa “paz” e fazendo jus ao seu nome, tornou-se o primeiro rei de Israel a reinar sem precisar ir à guerra. Um nome que significava “dor” não era um bom presságio para o futuro de Jabez. Apesar de suas poucas perspectivas, Jabez descobriu uma saída. Ele cresceu ouvindo sobre o Deus de Israel que havia libertado seus ancestrais da escravidão, que os resgatara de poderosos inimigos e os colocara numa terra de fartura. Já adulto, Jabez acreditava e confiava piamente neste Deus de milagres e de novos começos. Então porque não pedir por um? Foi isso o que ele fez. Orou e formulou o maior e o mais inimaginável pedido: “Oh! Que me abençoes”. Gosto da urgência e da vulnerabilidade pessoal deste apelo. Uma tradução mais literal do hebraico seria: “Abençoe-me muito mesmo”! Seria como acrescentar cinco pontos de exclamação ao pedido ou mesmo escreve-lo em letras garrafais sublinhadas. Lá no fundo de minha mente imagino Jabez em pé diante de um imenso portão, fixado a dois muros, cuja altura alcança os céus. Oprimido pelo peso da tristeza de seu passado e da melancolia de seu presente, a única coisa que ele consegue ver diante de si é a impossibilidade – um final nada feliz. Porém, levantando suas mãos aos céus, ele clama: “Pai, meu Pai! Por favor abençoa-me! E Senhor, quero pedir-te que me abençoes... muito”! A Oração de Jabez – Página: 10 Logo após a última palavra inicia-se a transformação. Ele ouve um forte estalo. Depois, o ranger das dobradiças, enquanto o imenso portão começa a se afastar dele, abrindo-se num enorme arco. Ali estendendo-se até o horizonte, estão os campos repletos de bênçãos. E Jabez dá o passo inicial rumo a uma nova vida. Bênçãos não se jogam fora! Antes de sermos capazes de pedir a bênção de Deus com total confiança, precisamos de uma compreensão clara do que esta palavra significa. Ouvimos as palavras “bênção” e “abençoar” em todos os púlpitos. Pedimos que Deus abençoe os missionários, as crianças e a comida que estamos prestes a comer. É costume de alguns pedirem “bênção” dos pais ou avós. Não é à toa que o significado da palavra “bênção” tenha se transformado em algo tão vago e inócuo quanto a expressão “bom dia”. Não é de admirar que os cristãos de hoje não estejam à busca de bênçãos – não sabem o que significa! Abençoar no sentido bíblico significa pedir ou conceder um favor sobrenatural. Ao clamarmos pela bênção de Deus, não estamos pedindo aquilo que poderíamos conseguir pelo nosso próprio esforço. Estamos clamando pela maravilhosa e ilimitada bondade, que apenas Deus tem de conhecer e de nos conceder. É a este tipo de riqueza que o escritor de provérbios se refere: “A bênção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas e preocupações” (Pv 10:22). Observe um aspecto fundamental no pedido de Jabez: ele deixou inteiramente nas mãos de Deus a natureza da bênção, onde, quando e como ela seria dada a Jabez. Este tipo de confiança radical nas boas intenções de Deus para conosco não tem nada em comum com a “doutrina da prosperidade”. Ela prega que você deve pedir a Deus uma Mercedes, um salário milionário ou algum outro sinal exterior que possa significar que você encontrou um meio de fazer seu pé-de-meia através de uma conexão especial com Deus. Ao contrário, a bênção de Jabez é muito definida: Pede a Deus que ele nos dê exatamente que aquilo que Ele tem reservado para nós. Quando buscamos a bênção de Deus como valor máximo para nossa vida, estamos nos jogando de corpo inteiro no rio da vontade de Deus, de seu poder e de seu propósito para nós. Todas as demais necessidades se tornam secundárias diante daquilo que realmente A Oração de Jabez – Página: 11 queremos: ficar totalmente imersos naquilo que Deus está tentando fazer em nós, através de nós e ao nosso redor, para a Sua glória. Permita-me falar-lhe de um legítimo subproduto da busca sincera pela bênção de Deus: a sua vida será marcada por milagres. Como posso saber? Porque Deus nos promete, e tenho visto estas coisas acontecerem em minha própria vida! O poder que Deus tem de realizar grandes coisas de repente não encontra mais obstáculos em você. Você está caminhando na direção do Senhor. Está orando exatamente por aquilo que Ele deseja. De repente, as forças desimpedidas do céu começam a realizar a perfeita vontade de Deus – através de você. E você será o primeiro a perceber isto! Mas há um problema. Seu João vai para o céu! Suponha que Deus quisesse enviar-lhe 23 bênçãos hoje, mas você acabou recebendo apenas uma delas. Qual seria a razão? Conta-se uma pequena estória na qual seu João morreu e foi para o céu. Pedro o aguardava junto aos portões para leva-lo a um passeio. Ali no meio do esplendor das ruas de ouro, das mansões celestiais e dos coros de anjos, seu João observa um prédio bastante estranho. Para ele aquilo se parecia com um enorme armazém – não tinha janelas e havia apenas uma porta. Porém, quando ele pede para entrar, Pedro hesita um pouco: - Olha, acho que você não quer ver o que existe lá dentro - diz o apóstolo ao recém-chegado. Mas porque deveriam existir segredos no céu? Fica pensando seu João. Que surpresa tão grande poderia me esperar ali? Quando o passeio oficial termina, seu João continua pensando naquele edifício e pede novamente para ver o que há lá dentro daquela estrutura. Pedro finalmente cede. Quando o apóstolo abre a porta, seu João quase o atropela em sua ânsia de desvendar aquele mistério. Percebe que o prédio tem corredores e mais corredores com prateleiras, do chão ao teto, cada uma delas repleta de caixas brancas amarradas com fitas vermelhas. “Estas caixas tem nomes escritos nelas”, nota seu João, p...


Pastor Reginaldo Silva. 
Vem comigo vencer o inimigo. 
Saúde, graça e paz.