Introdução
Há motivos de sobra para fazer compras pela internet: não é
necessário lidar com vendedores inconvenientes; não existem filas enormes para
pagar; dá para pesquisar pelo melhor preço de um produto rapidamente; você pode
comprar no horário que quiser; não raramente, é mais fácil encontrar o item que
você precisa; entre outros.
Mas, se certos cuidados não forem tomados, o uso do comércio
eletrônico pode se transformar em "dor de cabeça". Mas não se
preocupe: seguindo as dicas que o InfoWester apresenta a seguir, as chances de
você ter problemas com compras on-line caem bastante. Vamos lá?
1. Compare preços antes de comprar
Tal como nas lojas de “tijolo e cimento”, determinado
produto pode ter preços que variam bastante de um site de comércio eletrônico
para outro. Por isso, é importante utilizar serviços como Google Shopping e Buscapé para pesquisar preços. Em muitos
desses serviços, você também pode obter a opinião de outros compradores em
relação ao produto e conhecer a avaliação da loja em vários quesitos, como
prazos de entrega, atendimento pós-venda e política de devolução.
2. Verifique se a loja informa CNPJ, telefone e endereço no
site
Em maio de 2013, entrou em vigor o Decreto
Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce
no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe em local visível número de
CNPJ, endereço físico e número de telefone.
Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não
estiver seguindo a lei, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que os
preços sejam atraentes. Ora, se a loja não oferece informações básicas de
contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente
grandes de haver alguma coisa erra ali.
3. Loja nenhuma quer prejuízo: desconfie de preços muito
abaixo da média
Se você quer comprar o último modelo do iPhone e sabe que o
preço médio desse produto no Brasil é, vamos supor, de R$ 4.000, não faz
sentido encontrá-lo à venda por R$ 1.000 ou R$ 1.500. Por esse motivo,
desconfie imediatamente de ofertas muito generosas, mesmo que anunciadas como
promoção.
É necessário levar em conta que o preço de um produto sofre
influência de vários fatores, como custo de fabricação, impostos e gastos com
transporte. Logo, uma oferta muita generosa resultaria em prejuízo para a loja
e, como você sabe, nenhum negócio existe para perder dinheiro.
Assim, tome bastante cuidado ao se deparar com preços muito
abaixo do que é praticado pelo mercado. No final das contas, você pode acabar
adquirindo um produto falsificado ou de procedência ilegal e, portanto, sem
garantia ou suporte do fabricante. Além disso, os riscos de você ser vítima de
fraude e nunca receber o produto são consideravelmente grandes.
4. Prazo de entrega muito longo ou não informado? Cuidado!
Você está olhando uma categoria de produtos — por exemplo, aparelhos
de Blu-ray —,
quando percebe que determinado modelo está com prazo de entrega de 30 dias
enquanto os demais têm este período fixado entre 10 e 15 dias úteis. Cuidado:
isso pode ser um sinal de que a empresa não possui o item em estoque e
provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor.
Se você conhece os serviços da loja, a considera confiável e
não tem pressa, vá em frente — a espera pode ser longa, mas o preço compensa.
Do contrário, tente comprar o produto em outro site, mesmo que o preço seja um
pouco maior, pois a loja pode superar o prazo ou simplesmente não conseguir
encontrar o item.
Fique atento também quando o prazo de entrega não é
informado ou é confuso, uma vez que a loja tem obrigação de dar essa informação
de maneira clara. Pode ser que o prazo aumente um pouco no momento de
fechamento do pedido por conta da forma de pagamento escolhida, especialmente
se esta for boleto bancário. Mas, se no término da compra o prazo aumentar
muito — de dez dias para quatros semanas, por exemplo —, pode haver algum problema
na loja ou até mesmo má fé.
5. Pesquise sobre a qualidade e a reputação da loja
Preço e prazo de entrega não são os únicos fatores que devem
ser considerados nas compras on-line. É importantíssimo também pesquisar sobre
a qualidade de atendimento e idoneidade da loja antes de fechar a compra.
Para isso, você pode procurar opiniões a respeito da empresa
no Google, na página da loja no Facebook, em fóruns e assim por diante.
Há um site que ajuda bastante nessa tarefa: o Reclame Aqui. Trata-se de um serviço
que registra reclamações sobre empresas das mais diversas áreas. Assim, você
pode verificar no site quais reclamações há contra determinada loja on-line e
se a empresa fornece retorno satisfatório para as queixas. Caso o número de
reclamações não solucionadas seja grande, é recomendável fazer compras em outro
lugar.
Dica extra::Também vale a pena recorrer ao Procon-SP.
A entidade mantém uma lista de
sites brasileiros de comércio eletrônicos que devem ser evitados a
todo custo.
6. Observe se a loja on-line oferece ambiente seguro
Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura”
e “Site Seguro”. Essas informações indicam que a loja toma medidas de
seguranças para lidar com as informações dos clientes. Na hora de fechar uma
transação, você também deve observar se o navegador de internet exibe o ícone
de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços. O símbolo indica o
uso de um certificado
digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de
segurança
"Cadeado" de segurança em site de comércio
eletrônico
7. É pra presente? Compre com muita antecedência
Se você vai presentear alguém, geralmente tem prazo para
isso: uma data de aniversário, o feriado de Natal e assim por diante. Se você
pretende comprar o presente pela internet, deve fazê-lo com o máximo de
antecedência para não correr o risco de a entrega ser feita depois da data em
questão.
Isso pode acontecer por vários motivos: o pedido ser
extraviado antes de chegar à sua casa; a confirmação de pagamento demorar,
fazendo com que a loja tarde a enviar a mercadoria; temporais impossibilitarem
a entrega na sua região dentro do período previsto; entre outros.
Comprando com antecedência, haverá mais meios para resolver
problemas do tipo a tempo, mesmo que a solução seja comprar o presente em outro
lugar e pedir a devolução do valor pago.
8. Se informe sobre todas as características do produto
antes de fechar a compra
Ao comprar pela internet, você não tem o benefício de testar
pessoalmente o produto, tal como acontece nas lojas físicas. Por isso, é
importante se informar sobre todas as características do item ou serviço antes
de comprá-lo. Eis alguns aspectos que as pessoas costumam não observar:
- Tipo
de tomada ou voltagem;
- Uso
de pilhas ou bateria;
- Dimensões
físicas (especialmente na compra de móveis);
- Acessórios
que acompanham o produto;
- Combinação
de cores;
- Requisitos
para o produto funcionar.
Os fatores, é claro, variam conforme o tipo de produto. Mas,
via de regra, o consumidor deve verificar não só as características disponíveis
na página da loja, mas também as informações fornecidas pelo fabricante em seu
site, quando possível. Pesquisar por opiniões a respeito do produto também é
uma boa ideia.
9. Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em
seu site
Na internet, o cliente não pode verificar o produto "ao
vivo", portanto, a loja on-line deve oferecer o máximo possível de
recursos para facilitar a decisão de compra. Para diminuir as chances de
frustração, dê preferência às lojas que têm esse tipo de preocupação. Elas
oferecem, por exemplo:
- Chat
para esclarecimento de dúvidas;
- Fotos
detalhadas do produto ou até vídeos;
- Descrições
detalhadas de produtos;
- Informações
claras sobre prazos de entrega, pagamentos, frete, entre outros;
- Espaço
para que os clientes opinem sobre produtos;
- Organização
de categorias e navegação fácil;
- Interação
em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc.);
- Opções variadas de pagamento.
10. Cuidado com ofertas de garantia estendida
É comum encontrar sites de comércio eletrônico que oferecem
garantia estendida para determinados produtos mediante acréscimo no valor da
compra. Tome cuidado: essa opção não deve estar marcada por padrão no pedido de
compra — se estiver, poderá haver ali "venda casada", prática
proibida no Brasil.
Se você quiser usufruir da garantia estendida, deve se
atentar bastante às suas condições. Isso porque, normalmente, esse recurso é uma
espécie de seguro, não sendo coberto diretamente pela loja ou pelo fabricante.
Como tal, pode haver uma série de limitações contratuais.
11. Direito ao arrependimento de compra e à devolução do
produto
Por lei, o consumidor que faz compras pela internet tem o
direito de se arrepender da compra no prazo de até sete dias (corridos) após o
recebimento do produto ou da assinatura do contrato, desde que a solicitação
seja devidamente formalizada. A loja deve fornecer informações claras para
tanto e devolver todo o valor pago pelo usuário em tempo hábil.
Caso o produto já tenha sido entregue, a devolução não pode
ser impedida sob o argumento de que o procedimento não é feito depois que o
pacote do pedido foi aberto.
12. Condições de uso e políticas de privacidade também são
importantes
Um serviço de comércio eletrônico sério disponibiliza as
condições de uso do site site, assim como as políticas de privacidade. É
importante se atentar a esses detalhes porque eles tratam de como as suas
informações são utilizadas. Por exemplo: será que, ao se cadastrar na loja,
você não estará automaticamente concordando em receber ofertas de empresas
parceiras por e-mail?
13. Não guarde os dados do seu cartão de crédito para compras
futuras
Há lojas on-line que permitem ao cliente guardar em seu
cadastro os dados do cartão de crédito para compras futuras. É recomendável não
fazer isso: se a loja ou a sua conta for invavida, terceiros poderão usar estes
dados para fazer compras indevidas em seu nome.
Não dê bobeira com o cartão de crédito
Para compras à vista, utilizar boleto bancário pode ser uma
opção mais interessante. O prazo de entrega para essa forma de pagamento
costuma ser um pouco maior, por outro lado, o consumidor informa menos dados
pessoais e, não raramente, obtém desconto no valor final do pedido.
Mais sobre como evitar fraudes on-line
envolvendo cartão de crédito aqui.
14. Evite fazer compras a partir de computadores públicos ou
redes Wi-Fi abertas
Sempre que possível, faça as suas compras a partir de
computadores próprios. Computadores públicos (de uma lan house ou da faculdade,
por exemplo) podem não ter recursos de segurança importantes, como atualizações
de sistema operacional e antivírus, havendo mais chances de existir ali malwares capazes de
capturar informações pessoais, como login, senhas e número de cartão de
crédito.
Compras a partir de redes Wi-Fi abertas ou públicas também
devem ser evitadas. Não se sabe exatamente quem controla essas redes, assim, o
risco de dados confidenciais serem interceptados a partir delas é maior.
15. Cuide da segurança do seu computador ou dispositivo
móvel
De nada adianta fazer compras on-line a partir de
equipamentos próprios se estes tiverem problemas de segurança. Lembre-se de
que, ao se cadastrar em uma loja ou efetuar uma transação, você está fornecendo
informações sigilosas, portanto, deve ter alguns cuidados, entre eles:
- Manter
seu sistema operacional e programas (principalmente navegadores)
atualizados;
- Utilizar
um antivírus e não se esquecer de também mantê-lo atualizado;
- Ter cuidado com links, sites e e-mails falsos que direcionam para arquivos maliciosos.
Comprar em dispositivos móveis também requer atenção
16. Compras internacionais requerem atenção redobrada
Fazer compras em sites estrangeiros é outra comodidade do
e-commerce. As vantagens estão em adquirir produtos que não podem ser
encontrados no Brasil ou que até podem, mas com preços muito elevados. Mas,
antes de optar por um serviço do tipo, é necessário considerar alguns aspectos:
- quase todos os produtos importados são taxados pelo
governo. O valor dos impostos mais a taxa de frete podem fazer o preço final do
produto ser mais caro que no Brasil;
- o prazo de entrega costuma ser grande, afinal, a encomenda
vem de outro país;
- dependendo do produto, pode não haver assistência técnica
no Brasil;
- é relativamente fácil encontrar réplicas ou produtos
falsos em sites estrangeiros, por isso, preste atenção em todas as
características do produto;
- em caso de problemas com a compra, os órgãos de defesa do
consumidor brasileiros pouco ou nada podem fazer para te ajudar.
Para facilitar a compra e diminuir os riscos de fraude, é
recomendável fazer a transação a partir de serviços como o PayPal, que permitem o uso de cartão de
crédito internacional nas compras sem que, no entanto, o lojista obtenha o seu
número.
17. Cuidados com sites de compras coletivas e cupons de
descontos
Sites de compras coletivas e cupons podem ser uma forma
interessante de conseguir descontos em produtos ou serviços. Mas sites do tipo
também requerem cuidados, entre eles:
- a loja deve informar claramente as condições de uso do
cupom, como período de uso e validade ou não para datas comemorativas. Você, na
condição de consumidor, deve prestar atenção em todas elas;
- verifique se há taxas extras que possam diminuir as
vantagens da oferta, como cobrança de entrega de cupom;
- pesquise sobre o fornecedor do serviço ou produto para
saber se há reclamações excessivas ou não resolvidas contra a empresa. Se
houver, não use o cupom, por mais vantajoso que lhe pareça;
- sites de compras coletivas costumam oferecer preços
atraentes, mas mesmo assim é recomendável desconfiar de ofertas extremamente
vantajosas.
18. Evite aborrecimentos: se o preço estiver claramente
errado, não tente tirar proveito
Por falha humana ou erro de sistema, uma loja on-line pode
colocar um preço muito baixo para determinado produto. Geralmente, é possível
saber quando isso está acontecendo porque a notícia se espalha muito rápido,
especialmente nas redes sociais.
Se isso acontecer, não tente tirar proveito. Há vários casos
no Brasil de consumidores que fizeram compras nessas circunstâncias, tiveram o
pedido cancelado pela loja e, ao recorrerem à Justiça, perderam o processo pelo
fato de o juiz ter considerado o ato como má fé.
19. Cuidado com ofertas por e-mail (SPAM) e redes sociais
Se você recebeu um e-mail promocional de uma loja da qual
você não é cliente (ou é, mas você não autorizou o envio de mensagens do tipo),
não faça a compra: você está diante de um SPAM, isto é, de um e-mail não
solicitado.
Essa prática é deveras prejudicial à internet e, ao
aceitá-la, você está incentivando a sua continuação. Além disso, as chances de
que você se torne vítima de golpes on-line ao fazer compras a partir dessas
mensagens são consideravelmente grandes.
Estenda esse cuidado às redes sociais. Muitas das promoções
ou ofertas que aparecem nesses serviços são geradas por contas falsas ou por
empresas de reputação duvidosa.
Saiba mais sobre os cuidados com SPAM aqui.
20. Fuja de produtos "xing-ling"
A oferta de itens de marcas desconhecidas ou que imitam
produtos famosos — como o iPhone — é muito alta no Brasil. Quase sempre, estes
itens têm qualidade duvidosa e a sua venda não é permitida no país, indicando
que a loja que o comercializa pode ter atividades irregulares e, portanto,
prejudiciais ao consumidor. Assim, não corra riscos: evite esse tipo de
produto.
Finalizando
Apesar de todos os cuidados, problemas podem ocorrer, por
isso é importante conhecer os seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor é
bastante rigoroso, além disso, há várias entidades de auxílio e orientação ao
consumidor, entre elas, o Procon (o
link aponta para o Procon de São Paulo, mas há unidades em todo o Brasil), o IDEC e o Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor do Ministério da Justiça. Reserve algum tempo para consultar
esses sites, pois consumidor bem informado é consumidor respeitado.
Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelas lojas,
comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou
comunicado referente às suas compras. Estes itens comprovam o compromisso
assumido pela empresa com você e podem ser úteis em reclamações e processos judiciais.
No mais, boas compras ;-)
Fonte: www.infowester.com
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