Pergunta:
Recebi um cartão de crédito
pelo correio, mas eu não o tinha solicitado. Em seguida recebi a fatura com a
cobrança da anuidade, que ignorei, já que nunca utilizei o cartão. Agora recebi
uma carta da empresa administradora do cartão de crédito ameaçando me
processar. Essa empresa pode fazer isso?
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Respostas:
Não. Você não tem qualquer
obrigação com relação à empresa, já que recebeu um produto que não solicitou. A
cobrança só poderia ter sido feita se o cartão tivesse sido utilizado, porque,
com essa atitude, você teria concordado com a contratação do serviço. A lei
determina que enviar produtos ou prestar serviço ao consumidor sem a sua prévia
solicitação é uma prática abusiva, e que esses produtos não solicitados são
equiparados a amostra grátis, não havendo a obrigação de pagar por eles. As
práticas abusivas são proibidas e estão sujeitas a penalidades, na maioria das
vezes aplicação de multas.
PLANO DE AÇÃO
1- Envie uma carta à empresa administradora do
cartão de crédito ou registre a reclamação por telefone. Explique que você não
fez o pedido de nenhum cartão de crédito, que não pretende utilizar o serviço,
que já destruiu o cartão, e que não irá pagar a fatura, devendo ser suspensas
novas cobranças.
2- Se você continuar a receber esse tipo de
remessa ou de cobrança, entre em contato com o órgão de proteção defesa do
consumidor de sua cidade e formalize uma reclamação requerendo uma solução. O
órgão público vai entrar em contato com a administradora do cartão de crédito
solicitado informações. Neste caso, o simples envio da carta de reclamação ou o
contato telefônico com o serviço de atendimento ao cliente é suficiente para
resolver a questão, mas não se deve descartar a possibilidade de mover uma ação
judicial ou fazer uma reclamação administrativa ao órgão de proteção e defesa
do consumidor
A benção de Deus que seja por muitos dias aqui na terra junto com os seus, até o dia que ele nos chamar!
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