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segunda-feira, 23 de abril de 2018

Primeiros passos para uma pré campanha de Marketing Político Digital


Quem pretende concorrer para algum cargo em 2018, deve levar em conta que precisa entender a melhor forma de tirar o máximo proveito das mídias sociais para se comunicar com seus eleitores. Se você é um vereador, prefeito ou um político nacional, você não pode dispensar uma visão das redes sociais e de sua linguagem, ter percepção de tendências, aplicações, estratégias e técnicas de marketing político digital.


A internet entrou em nossas vidas e o melhor que podemos fazer é tirar o máximo proveito dela. É uma comunicação informal mas infinitamente poderosa, que tem mil facetas para se conhecer. Existe toda uma etiqueta nas redes sociais que quem conhece ganha muitos benefícios com o marketing de relacionamento. Você tem que entender que fora da internet não há oxigênio e que é preciso organizar desde já seus canais e  redes sociais.


Cuide para que seu perfil e as capas das páginas assegurem um padrão de qualidade. Sua foto de perfil não precisa ser uma produção profissional, mas ela precisa ser bem feita, transmitir credibilidade e traduzir seu estilo. É detalhe, mas começar escolhendo bem suas fotos de perfil e sua capa vai fazer muita diferença no conjunto da obra. Defina estratégias de entrada. Por exemplo, no Facebook, é preciso criar uma fanpage, ao invés de seu perfil pessoal, que não pode ultrapassar a 5.000 pessoas. Se você não tem uma fanpage crie logo a sua. Porém, a fanpage tem elementos que diferem do perfil e deve ser promovida com muita antecipação, porque não poderá investir dinheiro no período eleitoral, como estabelecido pela justiça. São muitas questões estratégicas que você tem de resolver com antecipação – o que lhe dará vantagem sobre os concorrentes.


COMO ESCOLHER AS MELHORES REDES SOCIAIS PARA A MINHA CAMPANHA?

É preciso escolher quais redes sociais serão as que você vai estar presente e aí focar na produção de conteúdo e sua presença online. Instagram, Twitter,  Pinterest, Youtube, Vimeo, Google Plus, são algumas das possibilidades… Nem sempre o melhor caminho é escolher todas as redes sociais, é melhor ter foco. Já tivemos exemplos de políticos indo a vitória combinando apenas Facebook e Youtube… Hoje sabemos que temos diversas opções. Então vale perguntar: qual a mais aceita na sua comunidade? Qual possui o maior alcance? Qual está na moda local e pode ser um diferencial? Qual realmente vai fortalecer sua campanha?


Escolhido e definido seus canais, é preciso pensar no conteúdo, que deve ser apresentado de diversas maneiras: textos, fotos, vídeos, ebooks, infográficos, podcasts, etc…


Vamos focar num primeiro momento em aprender como criar textos e se relacionar. Como criar um calendário de postagens que faça sentido para seu possível eleitor? Aprenda a criar textos para diferentes momentos, por exemplo: notícias, mensagens de apoio, projetos, propostas, pesquisas e ebooks sobre temas relevantes para determinados bairros, determinados temas…. Qual será a linha do seu conteúdo? Procure exemplos interessantes de como os políticos estão usando as mídias sociais. Aprenda a monitorar o que “jornalistas cidadãos” estão dizendo sobre você, sobre a cidade, a região, monitore a fim de gerenciar sua reputação. Esse conhecimento tornou-se imprescindível para quem pretende organizar uma atuação pública. É fácil ficar para trás na era digital, portanto seja proativo e prepare sua campanha para 2016!


A campanha de prefeito e vereador tem suas singularidades que, se bem pensadas, podem ser de grande valor na luta. Aqui estão 5 aspectos chave para as eleições do ano que vem:


LEMBRE-SE: É PRECISO FOCAR EM SEGMENTAÇÃO E CRIAÇÃO DE LISTAS!

Essa seria uma das diretrizes chaves para pensar a comunicação de campanha. Eleições locais são com colégios eleitorais menores, mas com muitos candidatos, o que resulta em votos mais pulverizados. Enquanto que a chapa majoritária tem que trabalhar com todos os segmentos do município, os candidatos à uma vaga nas câmaras municipais devem procurar sempre aqueles grupos de eleitores que ele pode definir, com perfil, para entregar a mensagem certa. Assim, faça uma comunicação com nicho bem definido para aumentar o retorno. Veja o que os grupos nos quais sua mensagem é bem recebida e ajuste a sintonia com uma comunicação cada vez mais bem direcionada, fazendo com que o “não me representa” passe para o “me representa”. Após isso, compreenda a dinâmica do email marketing, fazendo relacionamentos de verdade com a lista, entendendo seus problemas, focando onde vai dar resultados para a sua campanha. Pesquise entre as diversas ferramentas para email marketing e escolha a que mais se adapta ao seu caso.

Liberdade para criar!

Aproveite a eleição municipal porque ela não tem ostentações centralizadoras dos partidos, o que é uma ótima oportunidade para você criar um posicionamento diferenciado com bastante liberdade. No conteúdo da comunicação web ainda está a resposta para criar essa imagem com liberdade e autonomia. Planeje e construa a mensagem de campanha para todo o calendário “a partir de ontem”. É sua chance de se destacar!

Organize a arrecadação de recursos financeiros!

Para conseguir dinheiro em campanhas locais, a maneira mais dinâmica ainda é do modo tradicional – organizando eventos – com bastante contato pessoal. Existem algumas possibilidades de arrecadação online, e é importante pensar nelas desde já. Para isso funcionar bem, o website é uma peça muito importante. Ele é o endereço eletrônico da campanha e um captador de leads potenciais: tanto possíveis apoiadores, colaboradores e fornecedores, como eleitores, simpatizantes e amigos. É nos seu site que você vai ter informações relevantes e contatos, além de toda sua proposta de trabalho e atuação, isso traz muita legitimidade nos passos iniciais da sua luta. E sabemos que no momento de hoje conseguir credibilidade para político é como conseguir ouro em pó.

Celular em alta!

A TV com todo seu alcance está perdendo espaço muito rapidamente para a internet e já não é mais a principal mídia. Por isso, caro candidato, sua tela preferencial será necessariamente a tela dos celulares. Faça uma comunicação bem planejada que mire especialmente nesse aparelho que está tomando a atenção de todos. Portanto, pense que ele pode ser o elemento que mais vai lhe aproximar do eleitor, além de sua presença física. A força do MOBILE é realidade e vai ser um GRANDE diferencial para quem souber agir de maneira inovadora, estratégica e convincente.

Inclusive, vou deixar aqui um vídeo do Felipe Pereira que fala bem sobre a importância do mobile e traz uma ferramente que ajuda a desenvolver essa tarefa. Vale a pena conferir!

Inclua tecnologia no discurso!

Com a economia mundial e nacional em crise, seu discurso deve pensar em soluções de pouco investimento e longo alcance, portanto mire nas Novas Tecnologias e no contínuo investimento na inovação, incluindo esses valores na sua mensagem de campanha. Sem dúvida essa é a visão a seguir, pois tem capacidade de dar respostas rápidas aos problemas com soluções sustentáveis. Aproveite o poder dos vídeos online, até hoje nenhum político brasileiro conseguiu extrair a força dessa mídia, seja pioneiro! Use aplicativos, crie personagens, enquetes, games e conteúdos diferenciados. Faça o que for possível para aproveitar esse potencial de oportunidades tecnológicas que estamos vivendo.

E AGORA? O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA COMEÇAR O DEBATE DA SUA CAMPANHA PARA 2016?

Caso você deseje conhecer mais sobre Marketing Político Digital acesse o blog 

Se você quer saber mais sobre algum tema específico, ou tem alguma dúvida, é só deixar seu comentário abaixo.
www.marketingpoliticodigital.com.br

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