Salvos pela graça mediante a fé – Lição 07/4ºtrim 2017


Imagem relacionadaEfésios 2: 8-9
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie
Os crentes de Éfeso estavam precisando ouvir uma palavra de ânimo, de conforto e que pudesse fortalecer a fé.  Segundo os estudiosos da Palavra de Deus, não há nenhum registro de algum incidente envolvendo os crentes ou a igreja de Éfeso. A igreja em Éfeso era próspera e determinada em sua missão. Os seus membros, por se tratarem de seres humanos normais, precisavam, eventualmente, serem encorajados a permanecer na posição de membros atuantes da Igreja de Cristo.
Paulo, então, lhes escreve, para assegurar se o que haviam aprendido, estava sendo posto em prática. Logo após a saudação, ele inicia sua carta ratificando o ensino dado sobre a salvação. 
Todo crente deve ter ciência de que a salvação é originada em Deus. Ninguém em tempo ou lugar algum, foi ou será salvo por merecimento. A salvação é um dom de Deus extensiva a toda a humanidade, sem exceção, porém só a recebem aqueles que respondem pela fé, ou seja, a salvação é um presente de Deus concedido a todos os homens, entretanto, único meio deste presente chegar até nós, é pela nossa resposta à fé. Mas, fé em que ou em quem?
Estamos falando da fé salvífica e não da fé natural que todo ser humano tem. A fé natural é a convicção de que seremos bem-sucedidos em nossas realizações. Por exemplo, quando nos deitamos à noite, dormimos tranquilamente pois sabemos que vamos acordar na manhã seguinte, ou quando saímos para o trabalho pela manhã, temos a certeza que retornaremos para casa ao final do turno.
A fé salvífica não é apenas uma confissão de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, ela é uma ação dinâmica, que conduz todo aquele que confessa Jesus como salvador a se tornar Seu seguidor fiel. A fé salvífica não pode e nunca poderá ser explicada na ótica do raciocínio lógico, a fé salvífica não origina na mente, mas, sim, no coração. Quando conseguimos alcançar esse entendimento, a fé torna-se uma poderosa arma em favor daquele que a possui, tornando-nos em beneficiários das promessas de Deus já para esta vida, bem como, completando nossa união com Cristo.
Somente Deus e ninguém mais, pode por meio do teu Santo Espírito, convencer o homem da sua necessidade de crer em Jesus Cristo, e isso não atinge apenas o intelecto. O homem em toda sua essência é afetado, ou seja, atinge o entendimento, a consciência, as feições e à vontade. Sendo assim, a razão pela qual cremos que Jesus Cristo é o Filho de Deus não está fundamentada no testemunho de pregadores ou na autoridade da igreja, mas no poder e no testemunho que o próprio Espírito Santo nos dá a respeito de Jesus.
A obra salvífica de Jesus Cristo, não pode ser compreendida somente pelo intelecto, pois, se assim o fizermos, estaremos erguendo um templo sobre fundamentos de pretensões humanas, justiça própria, auto bajulações e autossuficiência. Mas, quando permitimos que o Espírito Santo de Deus opere livremente em todo nosso ser, somos convencidos de que deveríamos ser condenados e que nossa condição era irrecuperável, e, ao entendermos isso, então, vemos na obra salvífica de Jesus Cristo o único meio de sermos justificados.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.