10 de outubro de 2018/0 Comentários/em Engenharia Civil, Engenharia de Produção /por EESC jr.
Você já parou pra pensar que os problemas que te incomodam na sua imobiliária podem ser a combinação de pequenos outros problemas muito mais discretos, às vezes confundidos, sem querer, com aspectos irrelevantes? Será que entender melhor o “caminho” dos problemas pode ser o diferencial da sua empresa? Vamos te explicar mais! Confira o artigo:
Primeiro passo: Faça a diferença!
Sua imobiliária tem problemas para gerenciar todas as informações? Garantir a satisfação simultânea de proprietários de imóveis e inquilinos? Conta com demoras em atendimentos e entregas? Tem dificuldade para crescer? Esses problemas podem ser mais comuns do que você imagina!
Se você deseja resolvê-los, é essencial entender um pouco mais sobre eles antes de tomar qualquer atitude. Você também pode achar muito difícil olhar para sua imobiliária e listar todos os problemas de forma precisa. Na verdade, esse é o maior desafio! É por isso que preparamos abaixo um pouco mais sobre diferentes dificuldades pelas quais uma imobiliária pode passar. Assim, cada tópico foi feito pensando em você que busca melhorias constantes no seu negócio e quer entender melhor sobre os obstáculos no ramo imobiliário.
Primeiramente, trazemos uma série de dificuldades e problemas específicos. Dessa forma, é fundamental conhecê-los, pois, de um modo geral, é uma combinação deles que origina os resultados negativos visíveis que você procura eliminar.
5 dificuldades enfrentadas pelas imobiliárias
1 – Má alocação de pessoas:
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A distribuição de recursos humanos para atender clientes. Cuidar da imagem da empresa no mercado ou atuar em outros departamentos pode não atender às verdadeiras necessidades de sua imobiliária. Isso gera setores sobrecarregados e setores ociosos. Ou seja, um desequilíbrio indesejado.
Além disso, muitas vezes o nível de satisfação do trabalhador na função que ele exerce não é levado em consideração. Se ele estiver em um cargo incompatível com sua aptidão e afinidade, o alinhamento entre os ideais da empresa e do funcionário pode não acontecer.
2 – Planejamento Estratégico
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Esse é um ponto fundamental. Pensar na evolução da organização a curto, médio e longo prazo deve ser o que as decisões no presente. Se não há missão, visão, valores e metas estabelecidos, a chance de você e de seus funcionários manterem o foco é muito minimizada. Tudo isso distancia sua imobiliária do sucesso.
3 – Padronização de Processos
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Processos não padronizados podem levar muito mais tempo para serem realizados que aqueles que seguem um modelo sistemático. Procedimentos não documentados dificultam análises críticas do processo e a gestão de conhecimento. Como consequência, podemos destacar o grande esforço necessário para a inserção e a adaptação de novos funcionários, inexperientes na maioria dos casos.
4 – Gestão administrativa e financeira
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Inúmeras imobiliárias aplicam seus recursos incorretamente. Não estudar qual parcela dos fundos deve ser destinada, por exemplo, a novos investimentos, marketing, capacitação de pessoas ou serviços de manutenção dos imóveis é um grande erro. Portanto, analisar tendências de mercado e entender o funcionamento da sua empresa são pré-requisitos para uma boa administração.
5 – Atividades ultrapassadas: Inovação
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Na maioria dos casos, as atividades ultrapassadas se relacionam à falta de um plano de digitalização para a imobiliária. Assim, resistir à substituição – completa ou parcial – da documentação física por um sistema digital aumenta tempo e esforço exigidos para acessar dados. Assim, diminui-se o espaço físico disponível para organizar as demais atividades. Além disso, o gasto com papel já foi indicado como um encarecedor do processo em grandes imobiliárias, como o setor de locação do Grupo Robotton, em São Paulo.
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Consequências desses problemas para seu negócio
Em diferentes níveis, cada item acima ajuda a compor macroproblemas, que você provavelmente consegue identificar na sua imobiliária:
Atrasos: demoras excessivas são muito nocivas à reputação do seu negócio. Seja no processo do primeiro contato até fechar o contrato. Na entrega das chaves dos imóveis aos inquilinos, no repasse que envolve proprietários ou no agendamento de serviços de manutenção. Em todos eles, você deve estar atento na otimização do tempo, sem que os serviços percam qualidade.
Erros: erros são um dos tipos de problema com consequências mais negativas para imobiliárias. Uma vez que sabemos que o retrabalho exige tempo, recursos humanos e materiais. Ou seja, o custo da tarefa aumenta sem que sua proposta de valor seja contemplada.
Alto custo dos serviços: uma pequena oscilação de valores entre imobiliárias já torna o cliente muito mais propenso a optar pela alternativa mais barata. Assim, esse é um dos fatores que mais influenciam na hora de contratar. Para garantir a competitividade, portanto, é necessário um processo interno eficiente. Ou seja, processos que favoreçam o estabelecimento de preços atrativos para os imóveis.
Estagnação: para você que sonha em ganhar espaço e visibilidade no mercado, ver sua imobiliária sempre parada, sem possibilidade de novos investimentos e inovação é um pesadelo, não é mesmo? Estagnação é um fator bastante desestimulante para o empreendedor e, por isso, deve ser evitado ao máximo.
Insatisfação dos clientes: sejam inquilinos ou proprietários, seus clientes devem ser sua maior preocupação. Se eles estiverem descontentes, a probabilidade de divulgarem informações negativas sobre sua imobiliária a possíveis futuros clientes é grande. Dessa forma, a insatisfação dos clientes pode desencorajar novos contratantes. Além disso, não atender às expectativas de quem contrata seus serviços reduz a chance de haver fidelização. Ou seja, em uma próxima oportunidade, a pessoa procurará uma imobiliária concorrente à sua.
Hora de entrar em ação!
Agora você já sabe: se os imóveis que sua imobiliária oferece para locação estão entre os mais caros em sua cidade, por exemplo, você deve buscar a origem do problema. Será que ela pode ter a ver com a falta de padronização dos processos da sua empresa? Com o mau gerenciamento dos recursos, sejam humanos ou financeiros? É claro que sim!
Para reduzir os preços dos imóveis e ganhar competitividade no ramo, você precisa entender o quanto cada subproblema está contribuindo para esses valores elevados. Assim, você pode estar se perguntando como fazer isso. O ideal seria realizar um mapeamento de processos na sua imobiliária! Você sabe o que é isso?
O Mapeamento de Processos
Mapeamento de processos é uma ferramenta utilizada para reconhecer o fluxo de processo, suas etapas, as informações, recursos e competências envolvidas. A partir dele, conseguimos encontrar os pontos fracos e as vulnerabilidades da sua imobiliária. Ainda melhor que isso: um bom mapeamento de processos pode apontar qual ou quais os subproblemas que mais prejudicam os resultados finais que sua imobiliária entrega.
Com isso, imagine o quão bom para o seu negócio é propor soluções direcionadas exatamente para os pontos em que elas serão mais eficientes! Isto é, você aumenta a satisfação dos clientes e melhora a imagem no mercado de forma econômica, se comparada a um investimento em solução de problemas sem mapeamento de processos.
Fonte: https://eescjr.com.br
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