PERGUNTAS:
Meu cartão do banco foi roubado. Antes que eu pudesse bloqueá-lo, o ladrão sacou R$ 1.000,00 e a minha conta ficou negativa em R$ 300,00. Não tenho limite em cheque especial. Pensei que não pudesse ser responsabilizado, mas o banco diz que, como escrevi a senha no meu cartão, terei de arcar com todos os prejuízos. Eles podem fazer isso?

RESPOSTAS:
Não. Como você não tem limite no cheque especial, só terá de arcar com a quantia que tinha na conta. O banco não pode obrigá-lo a cobrir. O resto, pois não havia previsão contratual para que se pudesse exceder o limite do saldo existente.
                Você só será responsável pelo pagamento, até o limite do seu saldo, se o banco provar que você não teve os cuidados necessários para evitar mau uso do cartão.
                Escrever a sua senha no cartão é uma situação que caracteriza uma falta grave com relação ao dever de cuidado mínimo para evitar fraudes com o cartão. Se o banco conseguir provar isso, você é passível de responsabilização.

                De qualquer forma, você deve avisar à polícia do ocorrido, e comunicar o fato ao gerente do banco. Mostre interesse em resolver o problema e peça o estorno do valor sacado até que tudo seja esclarecido.


OLHO DE IPOJUCA - DIREITO